Turismo e Cultura em Araraquara e Região

MAPA - Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara
O Mapa apresenta a exposição de longa duração intitulada “Mapa: múltiplos olhares”, com uma expografia contemporânea e atrativa, que reflete uma arqueologia inovadora, a exposição se divide em três módulos.
No primeiro deles, se destaca a atuação do Mapa, suas coleções, e a diferença entre Arqueologia e Paleontologia. Aqui está instalado um painel, com uma Linha do Tempo, localizando e situando Araraquara e o Estado de São Paulo no contexto mundial.
As sociedades humanas que viveram nos campos de Araraquara são o mote do segundo módulo, revelando experiências de 10 mil anos atrás até o presente. A diversidade cultural, a forma sustentável dos recursos e a construção identidária são assuntos tratados nessa parte da exposição, assim como a relação estabelecida com os índios nos dias de hoje.
A última etapa apresenta as arqueologias do século XXI, retratadas pelo acervo do Mapa. São 40 gavetas portando as mais representativas peças das coleções do museu. O visitante pode aprofundar os seus conhecimentos de acordo com seu interesse e manusear as gavetas.
O Mapa, hoje, é uma referência como uma das maiores e melhores coleções de arqueologia do interior de São Paulo, nas linhas de pesquisa de materiais em cerâmica e líticos, e possui um acervo de mais de 40 mil peças, sendo que 90% delas estão armazenadas na reserva técnica, no CECRAD – Centro de Conservação e Recuperação de Acervos Diversos – Espaço Paulo Mascia, localizado na Praça Pedro de Toledo.
Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo
O Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo os visitantes podem conhecer uma parte da história de Araraquara que, a exemplo de tantas outras cidades do Estado, cresceram e se desenvolveram com a chegada da ferrovia.
Com exposição de seu acervo permanente e também da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), o Museu Ferroviário apresenta em suas salas de exposições mostras de diversos tipos de objetos, indo de ferramentas a material gráfico da Estrada de Ferro de Araraquara (EFA). As peças em exposição foram utilizadas entre os séculos XIX e XX e refletem uma época de grande importância para a história da ferrovia. São ferramentas das oficinas, objetos dos vagões (luminária, peças de lavatório, fechaduras de portas, ferramentas pesadas, lampiões, lanternas), além do material gráfico, com livros e cadernos da Cia. Paulista de Estrada de Ferro, com relatórios, lista de compras, estatutos, carteirinhas de ferroviários – entre outros.
Museu do Futebol / Arena da Fonte
As exposições “Memórias do Futebol Amador de Araraquara” e “Glórias da Ferroviária” (permanente) são as atrações do Museu do Futebol.
A exposição “Memórias do Futebol Amador de Araraquara” tem como objetivo resgatar times e jogos do futebol amador que, durante muitas décadas, movimentaram a paixão dos torcedores locais.
Cervejaria Heineken
A história da Cervejaria HEINEKEN se iniciou em 1864, há quase um século e meio, quando o holandês Gerard Adriaan Heineken adquiriu uma pequena cervejaria em Amsterdã. Cinco anos depois, em 1869, Gerard decidiu mudar o processo de produção, adotando o método alemão de baixa fermentação. Daí em diante, a pequena cervejaria conquistou respeito e não parou de crescer e ganhar os mais mais importantes prêmios europeus de qualidade.
Ainda na primeira metade do século 20, a Cervejaria HEINEKEN se internacionalizou e expandiu seus negócios a mercados até então improváveis, como a Ásia. Em 1968, assumiu a Amstel, e as aquisições prosseguiram nas décadas seguintes. Hoje, a HEINEKEN é a cervejaria número 1 na Europa, a segunda maior do mundo em rentabilidade no setor e a terceira em volume de vendas, com mais de 250 marcas, mais de 85 mil funcionários, 165 cervejarias e atuação em mais de 70 países.Programe sua visita na Cervejaria Heineken de Araraquara. De segunda-feira a quinta-feira, das 9h às 11h ou das 14h às 16h. Agende sua visita no Serviço de Atendimento ao consumidor (SAC) pelos contatos:
Telefone: 0800-888-1010 – E-mail: sac@heineken.com.br
Solicite as instruções para participar do programa de visitas.

Boulevard dos Oitis

Rua Voluntários da Pátria, também conhecida como Rua 5, localizada no centro da cidade. Patrimônio histórico tombado pela Prefeitura.Tem uma iluminação noturna especial que favorece a beleza dos oitis.Totalmente fechada por árvores, são nove quarteirões (da Avenida Djalma Dutra até a Avenida José Bonifácio), formando um túnel lindíssimo.

Arena da Fonte - Estádio Doutor Adhemar de Barros
Estádio Dr. Adhemar Pereira de Barros, popularmente conhecido como Fonte Luminosa, foi inaugurado no dia 10 de junho de 1951, após muito esforço do fundador da Associação Ferroviária de Esporte (AFE), Antônio Tavares Pereira Lima.
O jogo de inauguração foi marcante. Sensação do futebol brasileiro na época, o Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, foi convidado para jogar contra a Ferroviária na primeira partida no estádio. O time cruzmaltino aceitou o convite e foi a Araraquara. Com uma atuação de gala, os cariocas venceram por 5 a 0. O primeiro gol do estádio foi marcado por Friaça.
Em 2009, após um ano e quatro meses de reformas, foi a inaugurada a Arena Multiuso da Fonte Luminosa, o mais moderno estádio do interior de São Paulo.
Museu TAM

Com mais de 20.000 m2 de área e com a chancela de ser o maior museu de aviação do mundo mantido por uma companhia aérea privada. O museu TAM foi criado da restauração de um antigo monomotor Cessna dos irmãos Amaro, o qual os inspirou na realização do sonho de preservar a memória da aviação e de homenagear um homem que há mais de 100 anos sonhou que podia voar. Seu trabalho árduo e persistente o levou a concretização do que é hoje um dos transportes mais modernos do mundo. Hoje contamos com mais de 90 aeronaves entre pioneiros, clássicos, jatos e caças, a maioria em plenas condições de vôo, além de simuladores, túnel multimídia, Espaço TAM Kids, Espaço propulsão, Torre de Controle, Espaço Moda e uma ala dedicada exclusivamente a trajetória evolutiva da própria TAM é entrar em um túnel do tempo com destino a uma experiência única ao passado.

Coxinhas Douradas de Bueno de Andrada - Bar e Grocery Freitas
“As Famosas Coxinhas Douradas de Bueno de Andrada” assim batizadas na crônica do mestre escritor Ignácio Loyola Brandão, surgiram há 10 anos, no Bar e Mercearia Freitas, que existe há mais de 60 anos, em Bueno de Andrada (Distrito de Araraquara/SP). Hoje administrados pelo casal Paulo e Sônia.
Quando Sônia cansada de terceirizar salgados que não lhe agradavam, decidiu então usar seus dotes culinários e se empenhar em criar seus próprios salgados, algo saboroso e de qualidade.
O resultado dessa empreitada genial está comprovado pela grande aceitação do público, que começaram a vir de todos os cantos do Estado, do Brasil e até de vários países após a publicação da crônica no Estadão.
Este site fornece pontos turísticos em araraquara.
www.araraquara.com.br